PROJETO DE LEITURA E ESCRITA PRAZER DE LER.
Introdução
Justificativa
Através desse projeto, pretende-se resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania através dos contos de fadas, fabulas e outros gêneros textuais que estão ausentes da vida escolar e também de algumas crianças. Pretende-se também estimular através destes o gosto da leitura nos alunos do Maternal ao 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio João Herman Rodrigues de Figueiredo.
Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explora-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo aprendizagem.
Neste sentido pensamos ser dever, de nossa instituição de ensino, juntamente com as professoras e equipe pedagógica propiciar aos nossos educandos momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. A criança deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização.
Público Alvo
Alunos do Maternal ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Objetivos
Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo da criança.
• Incentivar as crianças na descoberta do universo da literatura infantil, confrontando realidade e fantasia.
• Auxiliar as crianças no desenvolvimento do gosto pela leitura e por histórias, estimulando também o lúdico e o faz de conta.
• Possibilitar produções orais, escritas e outras linguagens.
• Estimular o desejo de novas leituras.
Livros e Contos Trabalhados
Chapeuzinho Vermelho;
• O Patinho Feio;
• O Cravo e a Rosa;
• O Gato Xadrez;
• Bia Baixinha;
• Era Uma Vez… Viajando na Obra de Monteiro Lobato;
• Brincadeira de Criança;
• Árvore dos Gêneros Textuais.
Recursos Utilizados
Livros, papéis, tintas, lápis de cor;
• Fantoches diversos;
• Vídeos;
• Tapete lúdico;
• Fantasias;
• Giz de cera, pintura de dedos, livros de contos de fadas.
Cronograma
O projeto foi trabalhado de abril a novembro de 2021. Sendo uma aula de leitura semanal.
Avaliação
Realizadas durante o período do projeto:
Produção textual;
Reprodução dos contos (encenação);
Pesquisa;
Leitura com diversos gêneros;
Participação ativa das crianças;
Pintura e colagem sobre as histórias;
Roda de leitura.