PROJETO DE LEITURA E ESCRITA PRAZER DE LER.

Introdução

Justificativa

Através desse projeto, pretende-se resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania através dos contos de fadas, fabulas e outros gêneros textuais que estão ausentes da vida escolar e também de algumas crianças. Pretende-se também estimular através destes o gosto da leitura nos alunos do Maternal ao 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio João Herman Rodrigues de Figueiredo.
Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explora-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo aprendizagem.
Neste sentido pensamos ser dever, de nossa instituição de ensino, juntamente com as professoras e equipe pedagógica propiciar aos nossos educandos momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. A criança deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização.

Público Alvo

Alunos do Maternal ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Objetivos

  • Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo da criança.
    • Incentivar as crianças na descoberta do universo da literatura infantil, confrontando realidade e fantasia.
    • Auxiliar as crianças no desenvolvimento do gosto pela leitura e por histórias, estimulando também o lúdico e o faz de conta.
    • Possibilitar produções orais, escritas e outras linguagens.
    • Estimular o desejo de novas leituras.

Livros e Contos Trabalhados

  • Chapeuzinho Vermelho;
    • O Patinho Feio;
    • O Cravo e a Rosa;
    • O Gato Xadrez;
    • Bia Baixinha;
    • Era Uma Vez… Viajando na Obra de Monteiro Lobato;
    • Brincadeira de Criança;
    • Árvore dos Gêneros Textuais.

Recursos Utilizados

  • Livros, papéis, tintas, lápis de cor;
    • Fantoches diversos;
    • Vídeos;
    • Tapete lúdico;
    • Fantasias;
    • Giz de cera, pintura de dedos, livros de contos de fadas.

Cronograma

O projeto foi trabalhado de abril a novembro de 2021. Sendo uma aula de leitura semanal.

Avaliação

Realizadas durante o período do projeto:
  • Produção textual;
  • Reprodução dos contos (encenação);
  • Pesquisa;
  • Leitura com diversos gêneros;
  • Participação ativa das crianças;
  • Pintura e colagem sobre as histórias;
  • Roda de leitura.